Consulta de Pendências MEI: confira as novas funcionalidades

Consulta de Pendências MEI: confira as novas funcionalidades

Agora ficou mais fácil consultar pendências do MEI. Na última quinta-feira (15) o aplicativo do Microempreendedor Individual (MEI) recebeu uma atualização para a versão 4.2.0, trazendo melhorias para facilitar a gestão das finanças e obrigações fiscais dos microempreendedores individuais.

Isso porque, entre as principais novidades está a nova funcionalidade de “consulta de pendências MEI”. Entenda o que é e como funciona.

Consulta de pendências MEI

A nova funcionalidade de consulta de pendências MEI permite aos usuários visualizar de maneira prática e detalhada as pendências relacionadas a:

  • Omissão da Declaração Anual Simplificada para Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI): com a atualização, os microempreendedores podem facilmente verificar se há pendências na entrega da DASN-SIMEI, o que é essencial para manter a regularidade do seu negócio;
  • Débitos do SIMEI: a funcionalidade também permite consultar débitos em aberto na Receita Federal, incluindo aqueles controlados por processos e parcelas de parcelamento em atraso.

Ou seja, essa ferramenta é fundamental para ajudar os MEIs a manterem suas obrigações fiscais em dia, evitando problemas futuros e facilitando a gestão das finanças.

Emissão única de DAS

Outro recurso importante da versão 4.2.0 é a emissão única de DAS. Portanto, os microempreendedores podem gerar um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para quitar débitos acumulados por mais de um mês.

Anteriormente, isso exigia a emissão e pagamento de um DAS separado para cada mês em atraso, um processo que poderia ser complexo e demorado. Com a nova funcionalidade, é possível consolidar todos os débitos em um único documento, tornando o pagamento mais simples e eficiente.

Outros serviços para os MEIs

Além da consulta de pendências MEI e da emissão única de DAS, o aplicativo do MEI oferece diversas outras funcionalidades úteis:

  • Emissão de DAS: para o pagamento da contribuição mensal;
  • Transmissão da DASN-SIMEI: para a entrega da Declaração Anual Simplificada;
  • Solicitação de restituição: para pagamentos em duplicidade;
  • Consulta a informações: sobre o CNPJ e o status do SIMEI.

Como utilizar a consulta de pendências MEI?

Para aproveitar a nova funcionalidade de consulta de pendências MEI e outras melhorias, os microempreendedores devem baixar a versão mais recente do aplicativo nas lojas Google Play e APP Store.

Isto é, o acesso é feito com a conta gov.br, permitindo que os usuários comecem a utilizar as novas ferramentas de forma rápida e eficiente.

Com essas atualizações, o aplicativo do MEI se torna uma ferramenta ainda mais poderosa, oferecendo aos microempreendedores maior controle sobre suas obrigações fiscais e facilitando a administração de suas finanças.

Quer ficar expert em MEI? Faça parte da Comunidade Contadora Empreendedora e saiba como dominar esse mercado. Tenha maior segurança legal para prestar os seus serviços!

Seja avisada das melhores aulas práticas sobre contabilidade da internet

Contadoras Empreendedoras © 2024 – Todos os direitos reservados

Desenvolvido por David Rocha